ESTUDO SOBRE A UBIQÜIDADE DA TRISTEZA

Friday, May 11, 2007

Olha só que absurdo. Sempre ouvi dos meus professores de Física e das vítimas dos meus constantes pisões em pés alheios:
“Dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo”.
Ok, engoli sem maiores protestos. Faz sentido, tá dito; então pra mim basta. Mas descobri que aceitar como verdadeiras as variações dessa teoria é se precipitar imprudentemente.
Fugi de São Paulo por três dias. Escolhi a Barra do Sahy e o seu mar consolador como um paliativo pra minha Caduca Tristeza. Não que eu não gostasse dela, não me entendam mal! A Tristeza sempre foi uma fiel e silenciosa companheira que, no mínimo, me rendeu uns bons textos. Mas férias conjugais são necessárias até para os melhores casais. Então, parti logo pela manhã, deixando a matrona dormindo em paz e poupando-nos de qualquer despedida embaraçosa (e desnecessária. Tristeza não diz tchau).
Confesso que durante as quatro horas de viagem que separavam a minha cama da cama que eu ocuparia no Sahy, senti uma solidão inquietante. Prevendo a saudade que eu sentiria, desejei, em silêncio para que nem eu mesmo escutasse, que os próximos três dias não demorassem a passar.
Era esse pensamento que habitava a minha cabeça quando entrei no quarto da pousada e visualizei a cama que eu ocuparia. Lá encontrei, deitada, o seio descoberto, plácida e confortável a minha Tristeza, dormindo um sono imperturbável.
Fiz o que deveria ser feito. Abandonei as malas logo à porta do quarto, fechei a cortina para o sol inoportuno e deitei-me com a Tristeza. Acariciando-lhe a fronte adormecida, dedicando-lhe ao mesmo tempo asco e gratidão, aproximei-me de seu ouvido e revelei minha recente descoberta, num tom somente possível em uma declaração de amor ou em uma sentença de morte:
“.. mas um mesmo corpo ocupa dois espaços ao mesmo tempo...”

2 comments:

Unknown said...

"Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio".

Alberto Caeiro

Iara De Dupont said...

Gostei do texto! Se puder me visite, http://sindromemm.blogspot.com
Valeu!

 
VIVER DE BRISA - by Templates para novo blogger